PROJECTOS



COMPANHIA DE MÚSICA TEATRAL (july, 2016)


(Fotógrafo:: Nuno Antunes)

Helena Rodrigues, directora artística da Companhia de Música Teatral, convidou-me para participar em dois projetos de formação e mais uma criação:

1) Lisbon «Caleidoscópio» faz parte do projecto Germinarte - Transformação artistica para o desenvolvimento social e humano a partir da infância.;
2) «Vila Nova de Cerveira/Opus3» uma criação;
3) «Vila Nova de Cerveira/Summer School» uma residência artística com um grupo de jovens entre 8 e 18 anos; Consciência do corpo, consciência de si, dos outros e do espaço.


1) «Caleidoscópio» 18 - 23 julho

Destinatários : Educadores, músicos e outros artistas com interesse pela criação artística dirigida à infância.

Objetivos : Vivenciar experiências artísticas de carácter estético e educativo diversificado. • Alargar conhecimentos práticos e teóricos no âmbito da intervenção musical na primeira infância. • Ter acesso a experiências de cruzamento entre linguagens artísticas. • Desenvolver processos de autonomia, iniciativa e reflexão no âmbito da criação artística para a infância. • Interagir com profissionais com diferentes perfis de intervenção na primeira infância.

Formadores : Joaquim Branco / Henrique Fernandes / Fernanda Lopes / Filipe Lopes/ Jorge Parente/ Antonio Rodrigues/ Paulo Maria Rodrigues

Organização : Helena Rodrigues/ Paulo Ferreira Rodrigues/ Paulo Maria Rodrigues

Uma residência de uma semana que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Vimeo CMT


(Fotógrafo:: Nuno Antunes)


2) Vila Nova de Cerveira / «OPUS 3» 24 - 30 julho

Opus 3 parte da ideia de que comunicar é, sobretudo, estar livre para escutar. Os materiais artísticos da obra Manual para a Construção de Jardins Interiores são transformados em musicalidades corporais e gestualidades cantadas, numa improvisação continuada na linguagem expressiva dos bebés. Que, como se sabe, está mais próxima da música e do mimo do que da fala propriamente dita. Opus 3 acontece a partir do impulso e da disponibilidade interior até chegar à afinação do momento, à harmonia do instante. O que é isto? O que se esconde, quem se transforma? O que é isto? Uma borboleta, um peixe, um bicho, uma noiva? O que é isto?

Linguagem principal: música (voz) e movimento

Conceção e Produção: Companhia de Música Teatral

Direcção Artística: Helena Rodrigues Interpretação e cocriação: Carla Martins / Teresa Prima Espaço cénico: António Dente Apoio à direção artística: Paulo Maria Rodrigues Apoio vocal e à criação: Jorge Parente

Agradecimentos: João Maria André, Paulo Ferreira Rodrigues Apoio: DGArtes, Fundação Calouste Gulbenkian/Germinarte, Bienal de Cerveira, Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM da FCSH – UNL


(Fotógrafo: António T.)


3) «Résidence Vila Nova de Cerveira / Summer school» 24 - 30 julho

Uma residência artistica. Um groupo de jovens entre os 8 e os 18 anos com quem trabalhámos em 2015. Este ano creámos a partir do tema de « Arco de Noé »

Paulo Maria Rodrigues desenvolveu com os participantes um universo musical rico. Foi um grande prazer estar novamente com este grupo, ver cada um e uma crescer e se desenvelver a partir da dança, música e canto.

Agradecimentos: Céu, Concha, Gabriel, Helena e Helena, Inês, Margarida, Maria, Mathilde, Paulo, Pia, Sebastiao, Simão


(Fotógrafo: Maria do Céu Santos)




COMPANHIA DE MÚSICA TEATRAL (Julho, 2016)

Da pequena infância à adolescência.

Helena Rodrigues, directora artística da Companhia de Música Teatral, convidou-me para participar em dois projetos de formação:

1) «Jardim Interior» faz parte do projecto Germinarte - Transformação artistica para o desenvolvimento social e humano a partir da infância;
2) «Soudos/Summer School» uma residência artística com um grupo de jovens entre 6 e 17 anos; Consciência do corpo, consciência de si, dos outros e do espaço.

Helena Rodrigues é professora do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Autora de publicações de natureza diversificada, divulga as ideias sobre a teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon em Portugal desde 1994. Desde 2002 tem recebido a influência das ideias de Colwyn Trevarthen; desde 2010 tem-se interessado pelas áreas do teatro físico e da educação somática. O conjunto destes e outros saberes tem-na levado a formular uma proposta original de formação, visando contribuir para uma melhoria dos cuidados na infância. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. É frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops sobre os trabalhos a que tem estado ligada.


1) « Jardim Interior » 06 - 12 Julho

Descrição : Formação no âmbito da arte para infância, integrando a apresentação duma peça de música teatral para famílias com bebés. A preparação desta peça envolve uma formação alargada, desenvolvendo-se trabalho ao nível da voz e movimento; paisagem sonora e recursos instrumentais não convencionais ; teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon; improvisação. Temas como musicalidade comunicativa, música como instrumento para o desenvolvimento humano e como mediador na interacção com bebés serão transversais a toda a acção.

Objectivos : Vivenciar uma experiência artística participando no processo de criação e na apresentação dum espectáculo final. Contactar com profissionais que lidam com a primeira infância em diferentes contextos. Alargar conhecimentos práticos e teóricos no âmbito da intervenção musical na primeira infância. Ter acesso a experiências de cruzamento entre linguagens artísticas. Desenvolver processos de iniciativa e reflexão autónoma no âmbito da criação artística para a infância.

A formação foi iniciada par uma conferencia de Colwyn Trevarthen (Universidade de Edimburgo Reino-Unido) e que junto uma equipa international de formadores :

Consiglia Latorre Cantora e compositora. Atua como cantora e educadora vocal/ musical. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará e coordenadora do Curso de Música (Brasil);

Filipe Lopes e compositor com fortes afinidades com a música electrónica e novas tecnologias. Tem desenvolvido trabalho na área da composição de música electroacústica e instalação multimédia, colaborando ainda no âmbito do cinema, teatro ou video-instalação (Universidade de Aveiro Portugal).

Paulo Maria Rodrigues tem exercido a sua actividade profissional como compositor, intérprete, director artístico e educador. é Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Portugal (Companhia de Música Teatral, Portugal).

Jorge Parente (França) e Helena Rodrigues (Portugal). E com a collaboraçao do Pedro Ramos e da Sara Rosado bailarinos profissionais.

Uma residência de uma semana que decorreu nas excelentes salas, e nos belos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.




Algumas fotos do espectáculo:


Algumas fotos dos espectadores:


Fotógrafos : Marcia Lessa (CMT) e Ana Isabel Pereira
Participantes  : Ana Teresa Araújo, Sara Costa, Laura Ferreira, João Fonseca, Inês Furtado, Cláudia Galante, Augusta Lima, Joana Madeira, Ana Manta, Mafalda Marques, Carla Martins, David Matos, Marina Pereira, Sérgio Pinhão, Benedita Pinto Gonçalves, Thelma Peireira, Filipa Portela, Gonçalo Prazeres, Teresa Prima, Joana Roque, Fernando Silva, Teresa Silva, Maria João Sousa, Ana Venade , Margarida Veloso.


2) « Residência Soudos/Summer school »

Uma residência artistica com um groupo de jovens entre os 6 e os 17 anos. Trabalhei com o Paulo Maria Rodrigues que desenvolveu um universo musical creativo. Este grupo já trabalhau com a CMT. Em Setembro foi a Copenhaga, na Dinamarca, para apresentar a peça “Babelim”. Esta peça foi nomeada para o prémio «The Young Audiences Music Awards» no âmbito de “Best Opera“.



Agradecimentos : Ana-Rita, Antonio, Céu, Concha, Gabriel, Helena e Helena, Inês, Margarida, Maria, Mariana, Marta, Mathilde, Matteus, Paulo, Pedro, Pia, São, Simão, Teresa e Vicente.

Fotógrafo: A.Roque




5 HOMENS de Daniel Keene (Lisboa, 2013)

O projecto “5 Homens” é um espetáculo em torno do texto homónimo de Daniel Keene que contou com a participação dos actores André Fausto, António Braga, João Aboim, Nuno Salema, Pedro Filipe Mendes, Tiago Porteiro e Zé Benardino.

Uma produção JGM, em co-produção com o Teatro-cine de Torres Vedras e apoio da DGArtes – Governo de Portugal com apresentações no Teatro Eduardo Brazão (14 de Dezembro de 2013) e no Teatro-Cine de Torres Vedras (31 de Janeiro de 2014). Contou ainda com a assistência à encenação e à iluminação de Zoe Ogeret, assistência geral de Pedro Filipe Mendes e Andreia Pires, apoio à cenografia de Ana Eliseu e apoio à tradução de Nuno Coelho.




MACBETH de William Shakespeare (Lisboa/Guimarães, 2013)

O projecto “Macbeth” foi desenvolvido por Jorge Parente com um grupo internacional em contexto pedagógico.

Desenvolveu-se como um conjunto de 3 oficinas de “Corpo e Voz” entre Fevereiro e Julho de 2013. Estas oficinas experimentais centraram-se no texto de “Macbeth” com a particulariedade de ter sido convocada a variedade de línguas maternas dos actores. Daqui resultou o cruzamento de 7 idiomas no tratamento do texto: português, inglês, françês, tailandês, punjabi, espanhol e polaco.

A terceira e última oficina realizou-se em regime de residência na cidade de Guimarães e fechou este ciclo com uma apresentação única no Museu do Design. Mais de 20 actores e músicos subiram a um palco improvisado e mostraram um “Macbeth” como nunca havia sido ouvido.


Os participantes deste encontro foram: Helena Rodrigues, Maria Eduarda Carvalho, Manuela Ferreira, Antónia Soares, António Braga, Pedro Filipe Mendes, Pedro Lousada, Nuno Salema, Zé Bernardino, André Fausto, Tiago Porteiro João Aboim, todos de Portugal, Adjima Na Patalung vinda da Tailândia, Joanna Kusz vinda da Polónia, Qasim Shah vindo da Inglaterra, Heno Medina vindo da Holanda, Zoé Ogeret, Philippe Burin Des Rosiers, Victor Parente, Igor Burin Des Rosiers e Elie Burin Des Rosiers, vindos de França.

A que se juntaram os músicos Eduardo Sérgio e Julieta Taborda, a produtora Filipa Hora e ainda a actriz Andreia Pires que escreveu uma tese de mestrado em teatro dedicada ao projecto “Macbeth” e que pode ser consultada aqui.





FORMAÇÃO NO BRASIL (2012)

Um projecto pedagógico desenvolvido por Jorge Parente e Tiago Porteiro em quatro universidades brasileiras. Uma viagem plena com muitos encontros artísticos informais, oficinas, master classes. Um agradecimento especial a todos os que nos acolheram: Renato Ferracini, Daiane Dordete, Luiz Canoa, Vanessa Curty et Cleverson Carneiro, Ary Giordani et Greice Barros, Tatiane Santoro, Helton Tinoco et Tatiana Motta Lima.

Campinas | 24 de Fevereiro - 1 de Março Universidade UNICAMP | Lume Teatro

Florianopolis | 5 de Março - 11 de Março Universidade do Estado de Santa Catarina

Curitiba | 26de Março - 20 de Março Universidade Federal do Paranã

Rio de Janeiro | 26 de Março - 1 de Abril Universidade UniRio | sala Grupo Moitara